quarta-feira, 30 de junho de 2010

Utilização Matemática na Agricultura

ABREU. Guida Maria Correia Pinto de. O uso da matemática na agricultura: o caso dos produtores de cana-de-açúcar. Recife:UFPE-Psic. Cognitiva. 1988. 207 P. Diss. Mestrado. Orientador: David Carraher
O presente estudo investigou o conhecimento matemático de agricultores de cana-de-açúcar em atividades inerentes à cultura. Visou esclarecer como as habilidades cognitivas, em termos de conhecimento matemático, podem estar relacionadas ao contexto cultural específico, o trabalho na agricultura.
Participaram do estudo 32 pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar, com produção anual de 130 a 4000 toneladas. Cerca de um terço deles nunca foram à escola e, nos demais, a escolaridade variou de menos de um até quinze anos. Os dados foram coletados através de entrevistas clínicas, cujo roteiro foi elaborado com base em estudo piloto, onde foram identificadas as áreas de trabalho em que a matemática era utilizada. Foram incluídas questões sobre como era executada a atividade e problemas com quantidades definidas pelos agricultores e com quantidades manipuladas pelo pesquisador. Os problemas, faziam parte do campo das estruturas multiplicativas envolvendo, segundo a terminologia de Vergnaud, isomorfismo de medidas e produtos de medidas.
Os resultados evidenciam que agricultores, com escolarização formal ou não, resolvem com sucesso problemas matemáticas inerentes às atividades diárias e sugerem que: (a) existe uma influência do contexto na forma como o agricultor lida com a matemática, que se reflete por exemplo: no uso de medidas e fórmulas peculiares; na tolerância no uso de medidas e na realização dos cálculos; e na conversão de medidas de natureza univeral para aquelas mais familiares no grupo de agricultores; (b) agricultores sem escolarização formal desenvolvem, no trabalho, estratégias que lhes permitem resolver problemas de estruturas multiplicativas; (c) a escolarização, embora não imprescindível, parece ter influência, não sobre as estratégias e procedimentos utilizados na vida diária, mas na amplificação do poder de resolução de problemas dos indivíduos.

fonte: http://www.cempem.fae.unicamp.br/banteses/te001020.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário